sábado, 15 de agosto de 2009

Artigo - O que nos liga ao céu?

A Igreja instituída por Cristo foi confiada ao pastoreio dos apóstolos, sucessores de Cristo aqui na terra. Desde a sua fundação tem um comprometimento de ligar a terr= com o céu, diz o Senhor “tudo o que ligares aqui na terra será ligado no céu”.
Portanto religião no sentido da palavra, “religare” (ligar), só tem sentido quando há um comprometimento social e espiritual, são dois braços que se unem, quando não há equilíbrio neste caminho de caridade há uma cisão na sua essência confiada nas origens do pastoreio.
Esta Igreja sempre esta caminhante na história, podemos chamá-la de peregrina, pois, está inserida no contexto social, político, cultural e seu papel religioso, é ligar os homens a prática da caridade no hoje de nossa história.
Como deve ser a prática religiosa de nossos tempos? O que os nossos Apóstolos nos orientam?
O papa João Paulo II morreu na véspera da festividade da Divina Misericórdia, instituída por ele mesmo para honrar o culto impulsionado por Santa Faustina Kowalska, uma freira da qual o Pontífice se considerava discípulo e que estimulou o culto à Misericórdia Divina.
Durante sua última viagem à Cracóvia (Polônia), em 17 de agosto de 2002, ele disse que o mundo atual precisa mais do que nunca da misericórdia de Deus para acabar com as injustiças, o ódio e a sede de vingança, e para conseguir a paz. A Misericórdia Divina foi um dos temas-chave de seu pontificado.
A Aliança de Misericórdia surge com este carisma ou espiritualidade, com o desejo de ser um movimento religioso equilibrado, uma ponte entre as diferentes realidades de pobres e ricos e um comprometimento com a evangelização na dimensão libertadora e carismática. Contando com este apelo assumimos assim um compromisso específico de evangelização “Ad Gentes”, entrando em todos os bolsões de miséria, dos “porões da nossa humanidade”, segundo as indicações do documento Redemptoris Missio (Encíclica de João Paulo II, 1980):
Precisamos dar a nossa resposta, é preciso lançar-se para águas mais profundas, não basta sonhar um mundo melhor, é preciso trabalharmos arduamente para que haja novos céus e uma nova terra, onde seremos eu e você uma ponte de misericórdia a este mundo.

Ricardo Cordeiro Viola
missionário da Aliança de Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário